Arquivo da categoria "CLDS"

CLDS – Campanha Solidária


Sexta-feira, Agosto 5th, 2011

 

 

O Contrato Local de Desenvolvimento Social da Murtosa encontra-se a dinamizar uma campanha de recolha de material escolar para a Loja Social “bem-me-quer”.
Pedimos a colaboração de todos na divulgação desta campanha que, caso seja bem sucedida, permitirá ajudar algumas famílias carenciadas, que se deparam com grandes dificuldades no início do ano lectivo.

Para mais informações contactar o Projecto quatro âncoras através do número 925 948 660.

Caso queira proceder à entrega de material escolar, pode fazê-lo todos os dias úteis, das 9h00 às 17h00 na sede do projecto, situada na Rua de Manuel José Lopes Pereira n.º13 em Pardelhas.

CLDS – Loja Social “Bem-me-quer”


Segunda-feira, Julho 25th, 2011

Tendo em consideração a emergência de novos casos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades sociais subjacentes à problemática da pobreza, é premente por parte das instituições locais a implementação de novas respostas sociais.
Neste sentido, o Projecto “Quatro Âncoras” da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa criou em Dezembro, a Loja Social “Bem me Quer” que visa potenciar a solidariedade e responsabilidade social da comunidade. Surge como forma de rentabilizar os recursos existentes e facilitar o seu acesso por parte dos mais desfavorecidos.

A este espaço está agregada a Agência de Banco de Tempo e um grupo de artesanato, fruto da auto-organização de um grupo de Murtoseiros.

Passados 6 meses da abertura da Loja, cerca de 40 famílias carenciadas beneficiaram desta nova resposta.

Local:
Rua António Vieira Pinto nº 18 (antiga loja da menina Elisa) no Monte

Horário:
2ª Feira e 5ª Feira das 15h00 às 17h0 (marcação prévia com as Técnicas do Projecto “Quatro âncoras“)

Recebemos: vestuário, calçado, livros, electrodomésticos entre outros materiais que possam ser entregues a famílias carenciadas

Venha conhecer este espaço, criado para ajudar quem mais precisa!

CLDS – Grupo de Voluntárias


Segunda-feira, Julho 25th, 2011

No âmbito da acção “A-companha” o projecto “Quatro âncoras” criou um grupo de voluntárias para facilitar a concretização das acções sócio-culturais com idosos. O grupo foi criado no primeiro ano do projecto, em 2010, tendo, desde então, permanecido extremamente presente e activo nas actividades desenvolvidas. As nossas voluntárias são já parte integrante da equipa que acompanha diariamente os idosos e que dão parte do seu tempo, tão generosamente, a fazer aquilo que tão bem sabem: dar todo o seu carinho aos idosos do Lar da Santa Casa.

Às quinze voluntárias que compõem o nosso Grupo, em nome dos idosos e das funcionárias, o nosso profundo obrigado!

CLDS – “Caminhar por distracção faz bem ao coração!”


Sexta-feira, Julho 22nd, 2011

 

O Projecto Quatro Âncoras realizou no dia 18 de Junho uma Caminhada, sob o lema” Caminhar por Distracção, faz bem ao Coração”. Esta actividade dirigiu-se a todas as pessoas interessadas em adoptar um estilo de vida saudável  bem como  partilhar um momento de convívio e boa disposição.

O ponto de encontro foi na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, às 9h30, tendo grupo passado pelos seguinte locais: Largo da Feira dos Cinco; Cais do Chegado; Bico; Ribeira de Pardelhas; SCMM,totalizando cerca de 8 km.

Esta acção foi dinamizada pelo Professor Paulo Vidal, que acompanhou os cerca de 86 participantes, que partilharam uma manhã, repleta de boa disposição, bom tempo e ainda puderam fazer algo pela sua saúde, através de uma das formas mais recomendadas de exercício físico -  a caminhada, a qual é vista como forte factor de prevenção de doenças. Deste modo, estes aspectos parecem indicar um balanço muito positivo da actividade, dada a adesão e motivação dos participantes na mesma.

CLDS – 3 Meses de Banco de Tempo


Sexta-feira, Julho 22nd, 2011

 

Três meses passaram desde a inauguração da Agência de Banco de Tempo da Murtosa. Fazemos agora um balanço das actividades desenvolvidas e das trocas efectuadas. 

A agência da Murtosa tem até ao momento  31 membros activos.As trocas efectuadas têm vindo, aos poucos, a contribuir para a promoção do sentido de comunidade, através de trocas de serviços variados. Trocam-se arranjos de costura por aulas de informática, explicações por preenchimento de documentos; iguarias culinárias por manutenção de flores e jardins; limpeza de vidos por companhia. Tirar idosos da solidão, dar explicações, ajuda informática e arranjos de costura são alguns dos pedidos mais solicitados na nova Agência de Banco de Tempo da Murtosa.

O grupo de artesanato “ponto sem nó(s)” é já fruto da mobilização de alguns membros que partilham o gosto pelo artesanato, juntando-se às 2ª e 5ª feiras numa antiga retrosaria (conhecida na Murtosa pela “loja da Menina Elisa”) para trocar horas em torno das artes manuais mas acima de tudo para saírem de suas casas e conviver.

No dia 18 de Junho o projecto “quatro âncoras” organizou uma caminhada pelos percursos pedestres junto à ria de Aveiro, sob o lema “caminhar por distracção faz bem ao coração”, que contou com a participação dos membros da Agência.

Foi já organizada uma sessão de esclarecimento realizada no auditório da Santa Casa para explicar o funcionamento dos Bancos de Tempos e tentar angariar novos membros.

A Gerência continua envolvida na organização de mais actividades que continuem a dar vida à Agência e a contribuir para valorizar o tempo de cada membro!

 Poema  

“No Banco de Tempo

Há sempre tempo para ajudar

A ler e escrever

E até costurar

No Banco de Tempo

Vamo-nos todos ajudar

Fazer companhia a uns e a outros

Para o tempo melhor passar!”

(São Lopes, membro n.º13 da Agência da Murtosa)

CLDS – Dia Mundial da Criança


Terça-feira, Junho 7th, 2011

No dia 1 de Junho o projecto “Quatro âncoras” proporcionou um dia diferente às crianças dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Murtosa e da EBI/JI da Torreira. Esta actividade contou com a colaboração da Câmara Municipal (responsável pelo transporte das crianças para o Parque Municipal) e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Murtosa.

Foram vários os insufláveis instalados que fizeram as delícias das crianças, dando-lhes a oportunidade de comemorar o dia Mundial da Criança de forma muito especial!

CLDS – Caminhada pelo coração


Terça-feira, Junho 7th, 2011

O Projecto Quatro Âncoras irá realizar já no próximo dia 18 de Junho uma Caminhada, sob o lema “Caminhar por Distracção, faz bem ao Coração”. Esta actividade dirige-se a todas as pessoas interessadas em adoptar um estilo de vida saudável  bem como  partilhar um momento de convívio e boa disposição.

O local de concentração é na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, pelas 9h30 e o percurso efectuado passará pelo Largo da Feira dos Cinco; Cais do Chegado; Bico; Ribeira de Pardelhas; SCMM e compreende cerca de 8 km.

Esta acção será dinamizada pelo Professor Paulo Vidal, que irá acompanhar os participantes. Para participar basta aparecer no dia 18 de Junho às 9h30 na Santa Casa.

Esperamos por si!

CLDS – Comemoração do Dia Mundial da Criança


Sexta-feira, Maio 27th, 2011

 

Para comemorar o dia 1 de Junho, dia mundial da Criança, o Projecto Quatro Âncoras irá dinamizar uma actividade no parque da Saldida destinada a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

De relembrar que o Dia Mundial da Criança, oficialmente, é dia 20 de Novembro (data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança). Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.

Esta iniciativa pretende proporcionar um dia diferente a todas as crianças, cheio de diversão e brincadeira!

CLDS – Inauguração Banco de Tempo Murtosa


Sexta-feira, Abril 8th, 2011

No passado dia 25 de Março foi inaugurada a Agência da Banco de Tempo da Murtosa.
Este evento contou com a participação da Dra. Eliana Madeira, representante do Banco Central. Participaram ainda vários membros da Agência, que tem vindo, aos poucos, a contribuir para a promoção do sentido de comunidade, através de trocas de serviços variados.
A sessão de inauguração da Agência foi animada pelos idosos do Lar da Santa Casa, que entoaram algumas canções tradicionais da Murtosa. Depois desta tarde de convívio seguiu-se a visita à exposição de fotografia “O Tempo”, no Bar “o Pátio”, onde estiveram expostos alguns dos trabalhos que participaram no concurso promovido pelo Projecto em 2010. A exposição retrata o olhar de cada fotógrafo sobre “o Tempo” e pretende divulgar este serviço de solidariedade, assente numa filosofia inovadora de valorização das potencialidades de cada um.

Se gostaria de recolher mais informações e quem sabe, abrir uma conta na nossa Agência, não hesite! 

A Agência da Murtosa espera por si!

CLDS – 2ª Feira do Emprego da Murtosa


Quarta-feira, Março 23rd, 2011

 

No dia 18 de Março de 2011 realizou-se a 2ª Feira Social do Emprego da Murtosa, promovida pelo Projecto Quatro Âncoras – Contrato Local de Desenvolvimento Social da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e com o apoio da Câmara Municipal da Murtosa. O evento contou com a participação de várias entidades que proporcionaram à população murtoseira o contacto com várias ofertas quer a nível de formação, quer a nível de trabalho.

A iniciativa revelou-se positiva, proporcionando a interacção entre os vários participantes e a comunidade, tendo sido o contributo de todos fundamental.

Desta forma, resta-nos deixar os nossos sinceros agradecimentos pela participação e envolvimento de todas as entidades que tornarem este evento possível!


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).