CAFAP – Programa de prevenção: SABER PARA (ES)COLHER
Início » CAFAP  »  CAFAP – Programa de prevenção: SABER PARA (ES)COLHER

No passado dia 26 de Março, foi desenvolvida uma sessão subordinada ao tema “Comunicação e Trabalho em Equipa/ Resolução de Problemas”, com as turmas da Escola de Infantes e Cadetes.

Esta segunda sessão surge na sequência do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e a Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. No âmbito deste protocolo, o CAFAP encontra-se a desenvolver o Programa de Prevenção “SABER PARA (ES)COLHER” com as crianças da referida escola, as quais se encontram subdivididas em três grupos, de acordo com as suas idades: Grupo Alfa (com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos); Grupo Bravo (entre os 11 e os 14) e Grupo Charlie (entre os 15 e os 18). No dia 27 de Novembro de 2010 já havia sido realizada a primeira sessão do referido programa, a qual se debruçou sobre o tema “Gestão de Emoções e Sentimentos”.

Este programa tem como objectivo complementar o trabalho que vem sendo realizado com as crianças e jovens pelos monitores da Escola, capacitando-as de competências pessoais e sociais, de modo a reduzir factores de risco e aumentar factores de protecção. Pretende-se, sobretudo, que as crianças/ jovens se tornem mais fortes e confiantes nas suas escolhas do dia-a-dia.

Nesta segunda sessão, foram abrangidos os grupos Alfa e Bravo, num total de 29 crianças. A sessão com o grupo Charlie foi realizada no dia 9 de Abril, por conveniência de horário, tendo abrangido 13 adolescentes. No total, estiveram presentes nas sessões 42 crianças/ jovens. As actividades desenvolvidas com as crianças permitiram reflectir um pouco acerca das características específicas da Comunicação, bem como de estratégias que podem facilitar o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Estas competências são fundamentais para o desenvolvimento das crianças/ jovens e são-no ainda mais no contexto de um grupo onde têm, frequentemente, que desenvolver actividades em conjunto.