Santa Casa da Misericórdia da Murtosa » Apoio Domiciliário


Apoio Domiciliário


Missão

A valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária. Esta resposta surge como forma de evitar que as pessoas acima mencionadas deixem as suas casas, a não ser em situações limite. O SAD funciona em regime diurno entre as 8 horas e as 22 horas, incluindo feriados e fins-de-semana, dispondo de um serviço de piquete para o período nocturno. As equipas do SAD deslocam-se 3 a 6 vezes por dia a casa dos utentes. Para além do apoio médico e de enfermagem, o utente pode usufruir da ligação ao seu médico de família, por colaboração protocolar com o Centro de Saúde da Murtosa.

O SAD fornece os seguintes serviços:

Este é um serviço diferenciado que procura complementar a intervenção dos serviços existentes de apoio ao Idoso.

A finalidade da equipa multidisciplinar consiste em privilegiar uma posição de colaboração com as famílias primando por um princípio da melhoria da qualidade de vida dos idosos reforçando os laços de amizade com a comunidade. As competências necessárias são, assim, fortalecidas, para a (re) integração dos seus papéis na sociedade. Para alcançar estes objectivos, o SAD presta um acompanhamento sistemático e intensivo, baseado num olhar holístico, integrador e teoricamente sustentado sobre a realidade dos idosos e suas famílias.

O SAD pretende adoptar um modelo de intervenção sistémico, privilegiando a autonomia e autoconfiança do idoso que foi esmorecendo com o processo de envelhecimento. Torna-se importante, então, combater o isolamento e dignificar o processo de envelhecimento.

População-alvo

Idosos e suas famílias.

Funcionamento

O SAD tem o seu suporte no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. Funciona em regime de 24 horas, incluindo feriados e fins-de-semana. O número de visitas domiciliárias à casa dos utentes depende dos serviços prestados, variando de 3 a 6 vezes. O tratamento da roupa é efectuado na instituição de suporte, sendo a roupa transportada e entregue no domicílio do utente, pelo pessoal prestador do serviço.

Equipa Técnica

1 Assistente Social (Directora Técnica do SAD);

1 Fisioterapeuta;

1 Enfermeira;

1 Médico.


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).