Arquivo da categoria "CLDS"

CLDS – Campanha Solidária


Sexta-feira, Agosto 5th, 2011

 

 

O Contrato Local de Desenvolvimento Social da Murtosa encontra-se a dinamizar uma campanha de recolha de material escolar para a Loja Social “bem-me-quer”.
Pedimos a colaboração de todos na divulgação desta campanha que, caso seja bem sucedida, permitirá ajudar algumas famílias carenciadas, que se deparam com grandes dificuldades no início do ano lectivo.

Para mais informações contactar o Projecto quatro âncoras através do número 925 948 660.

Caso queira proceder à entrega de material escolar, pode fazê-lo todos os dias úteis, das 9h00 às 17h00 na sede do projecto, situada na Rua de Manuel José Lopes Pereira n.º13 em Pardelhas.

CLDS – Loja Social “Bem-me-quer”


Segunda-feira, Julho 25th, 2011

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5633317459698922449?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]

Tendo em consideração a emergência de novos casos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades sociais subjacentes à problemática da pobreza, é premente por parte das instituições locais a implementação de novas respostas sociais.
Neste sentido, o Projecto “Quatro Âncoras” da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa criou em Dezembro, a Loja Social “Bem me Quer” que visa potenciar a solidariedade e responsabilidade social da comunidade. Surge como forma de rentabilizar os recursos existentes e facilitar o seu acesso por parte dos mais desfavorecidos.

A este espaço está agregada a Agência de Banco de Tempo e um grupo de artesanato, fruto da auto-organização de um grupo de Murtoseiros.

Passados 6 meses da abertura da Loja, cerca de 40 famílias carenciadas beneficiaram desta nova resposta.

Local:
Rua António Vieira Pinto nº 18 (antiga loja da menina Elisa) no Monte

Horário:
2ª Feira e 5ª Feira das 15h00 às 17h0 (marcação prévia com as Técnicas do Projecto “Quatro âncoras“)

Recebemos: vestuário, calçado, livros, electrodomésticos entre outros materiais que possam ser entregues a famílias carenciadas

Venha conhecer este espaço, criado para ajudar quem mais precisa!

CLDS – Grupo de Voluntárias


Segunda-feira, Julho 25th, 2011

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5633282999371470929?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]

No âmbito da acção “A-companha” o projecto “Quatro âncoras” criou um grupo de voluntárias para facilitar a concretização das acções sócio-culturais com idosos. O grupo foi criado no primeiro ano do projecto, em 2010, tendo, desde então, permanecido extremamente presente e activo nas actividades desenvolvidas. As nossas voluntárias são já parte integrante da equipa que acompanha diariamente os idosos e que dão parte do seu tempo, tão generosamente, a fazer aquilo que tão bem sabem: dar todo o seu carinho aos idosos do Lar da Santa Casa.

Às quinze voluntárias que compõem o nosso Grupo, em nome dos idosos e das funcionárias, o nosso profundo obrigado!

CLDS – “Caminhar por distracção faz bem ao coração!”


Sexta-feira, Julho 22nd, 2011

 

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5632100100968345073?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]

O Projecto Quatro Âncoras realizou no dia 18 de Junho uma Caminhada, sob o lema” Caminhar por Distracção, faz bem ao Coração”. Esta actividade dirigiu-se a todas as pessoas interessadas em adoptar um estilo de vida saudável  bem como  partilhar um momento de convívio e boa disposição.

O ponto de encontro foi na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, às 9h30, tendo grupo passado pelos seguinte locais: Largo da Feira dos Cinco; Cais do Chegado; Bico; Ribeira de Pardelhas; SCMM,totalizando cerca de 8 km.

Esta acção foi dinamizada pelo Professor Paulo Vidal, que acompanhou os cerca de 86 participantes, que partilharam uma manhã, repleta de boa disposição, bom tempo e ainda puderam fazer algo pela sua saúde, através de uma das formas mais recomendadas de exercício físico –  a caminhada, a qual é vista como forte factor de prevenção de doenças. Deste modo, estes aspectos parecem indicar um balanço muito positivo da actividade, dada a adesão e motivação dos participantes na mesma.

CLDS – 3 Meses de Banco de Tempo


Sexta-feira, Julho 22nd, 2011

 

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5632095700299650097?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]

Três meses passaram desde a inauguração da Agência de Banco de Tempo da Murtosa. Fazemos agora um balanço das actividades desenvolvidas e das trocas efectuadas. 

A agência da Murtosa tem até ao momento  31 membros activos.As trocas efectuadas têm vindo, aos poucos, a contribuir para a promoção do sentido de comunidade, através de trocas de serviços variados. Trocam-se arranjos de costura por aulas de informática, explicações por preenchimento de documentos; iguarias culinárias por manutenção de flores e jardins; limpeza de vidos por companhia. Tirar idosos da solidão, dar explicações, ajuda informática e arranjos de costura são alguns dos pedidos mais solicitados na nova Agência de Banco de Tempo da Murtosa.

O grupo de artesanato “ponto sem nó(s)” é já fruto da mobilização de alguns membros que partilham o gosto pelo artesanato, juntando-se às 2ª e 5ª feiras numa antiga retrosaria (conhecida na Murtosa pela “loja da Menina Elisa”) para trocar horas em torno das artes manuais mas acima de tudo para saírem de suas casas e conviver.

No dia 18 de Junho o projecto “quatro âncoras” organizou uma caminhada pelos percursos pedestres junto à ria de Aveiro, sob o lema “caminhar por distracção faz bem ao coração”, que contou com a participação dos membros da Agência.

Foi já organizada uma sessão de esclarecimento realizada no auditório da Santa Casa para explicar o funcionamento dos Bancos de Tempos e tentar angariar novos membros.

A Gerência continua envolvida na organização de mais actividades que continuem a dar vida à Agência e a contribuir para valorizar o tempo de cada membro!

 Poema  

“No Banco de Tempo

Há sempre tempo para ajudar

A ler e escrever

E até costurar

No Banco de Tempo

Vamo-nos todos ajudar

Fazer companhia a uns e a outros

Para o tempo melhor passar!”

(São Lopes, membro n.º13 da Agência da Murtosa)

CLDS – Dia Mundial da Criança


Terça-feira, Junho 7th, 2011

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5615415109414260161?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]

No dia 1 de Junho o projecto “Quatro âncoras” proporcionou um dia diferente às crianças dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Murtosa e da EBI/JI da Torreira. Esta actividade contou com a colaboração da Câmara Municipal (responsável pelo transporte das crianças para o Parque Municipal) e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Murtosa.

Foram vários os insufláveis instalados que fizeram as delícias das crianças, dando-lhes a oportunidade de comemorar o dia Mundial da Criança de forma muito especial!

CLDS – Caminhada pelo coração


Terça-feira, Junho 7th, 2011

O Projecto Quatro Âncoras irá realizar já no próximo dia 18 de Junho uma Caminhada, sob o lema “Caminhar por Distracção, faz bem ao Coração”. Esta actividade dirige-se a todas as pessoas interessadas em adoptar um estilo de vida saudável  bem como  partilhar um momento de convívio e boa disposição.

O local de concentração é na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, pelas 9h30 e o percurso efectuado passará pelo Largo da Feira dos Cinco; Cais do Chegado; Bico; Ribeira de Pardelhas; SCMM e compreende cerca de 8 km.

Esta acção será dinamizada pelo Professor Paulo Vidal, que irá acompanhar os participantes. Para participar basta aparecer no dia 18 de Junho às 9h30 na Santa Casa.

Esperamos por si!

CLDS – Comemoração do Dia Mundial da Criança


Sexta-feira, Maio 27th, 2011

 

Para comemorar o dia 1 de Junho, dia mundial da Criança, o Projecto Quatro Âncoras irá dinamizar uma actividade no parque da Saldida destinada a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

De relembrar que o Dia Mundial da Criança, oficialmente, é dia 20 de Novembro (data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança). Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.

Esta iniciativa pretende proporcionar um dia diferente a todas as crianças, cheio de diversão e brincadeira!

CLDS – Inauguração Banco de Tempo Murtosa


Sexta-feira, Abril 8th, 2011

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5593222105798542897?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa]

No passado dia 25 de Março foi inaugurada a Agência da Banco de Tempo da Murtosa.
Este evento contou com a participação da Dra. Eliana Madeira, representante do Banco Central. Participaram ainda vários membros da Agência, que tem vindo, aos poucos, a contribuir para a promoção do sentido de comunidade, através de trocas de serviços variados.
A sessão de inauguração da Agência foi animada pelos idosos do Lar da Santa Casa, que entoaram algumas canções tradicionais da Murtosa. Depois desta tarde de convívio seguiu-se a visita à exposição de fotografia “O Tempo”, no Bar “o Pátio”, onde estiveram expostos alguns dos trabalhos que participaram no concurso promovido pelo Projecto em 2010. A exposição retrata o olhar de cada fotógrafo sobre “o Tempo” e pretende divulgar este serviço de solidariedade, assente numa filosofia inovadora de valorização das potencialidades de cada um.

Se gostaria de recolher mais informações e quem sabe, abrir uma conta na nossa Agência, não hesite! 

A Agência da Murtosa espera por si!

CLDS – 2ª Feira do Emprego da Murtosa


Quarta-feira, Março 23rd, 2011

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.COM/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5587247499459815937?alt=rss&kind=photo&hl=en_US[/postcasa] 

No dia 18 de Março de 2011 realizou-se a 2ª Feira Social do Emprego da Murtosa, promovida pelo Projecto Quatro Âncoras – Contrato Local de Desenvolvimento Social da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e com o apoio da Câmara Municipal da Murtosa. O evento contou com a participação de várias entidades que proporcionaram à população murtoseira o contacto com várias ofertas quer a nível de formação, quer a nível de trabalho.

A iniciativa revelou-se positiva, proporcionando a interacção entre os vários participantes e a comunidade, tendo sido o contributo de todos fundamental.

Desta forma, resta-nos deixar os nossos sinceros agradecimentos pela participação e envolvimento de todas as entidades que tornarem este evento possível!

CLDS – 2ª Feira Social de Emprego


Quarta-feira, Março 9th, 2011

Participe na 2ª Feira Social do Emprego da Murtosa!
Esta actividade insere-se na Acção “Faina” do Projecto “Quatro Âncoras” – Contrato Local de Desenvolvimento Social da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa.
A Feira Social de Emprego pretende fomentar o contacto entre empregadores e trabalhadores bem como alargar as perspectivas dos jovens em vias de integração na vida activa. Tal como na edição anterior, a Feira conta com algumas entidades na dinamização de workshops, como pode ver no Programa.
Os workshops são abertos a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.
No dia 18 de Março a partir das 10 horas, traga o seu curriculum e participe nesta Feira de Oportunidades!

CLDS – Acção “Viveiros”


Quarta-feira, Fevereiro 16th, 2011

 [postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5574332753704903233?alt=rss&kind=photo[/postcasa]

O Projecto Quatro Âncoras, no âmbito da Acção “Viveiros” reuniu um grupo de pais e filhos, e proporcionou um momento de partilha de novas experiências entre pais e filhos. Este grupo participou anteriormente no Programa de Formação e Educação Parental: “Mais Família e Mais Criança”.

No dia 12 de Fevereiro de 2011, Pais e Filhos, partiram da Murtosa pelas 13h.30 e  rumaram a Vagos para visitar a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV). Formaram um grupo de 40 participantes (19 pais e 21 crianças).

O acolhimento foi efectuado pela Professora Dina Ribau (EPADRV), a qual recebeu todos os participantes desta aventura e lhes apresentou o plano de actividades e as animadoras que  acompanharam o grupo durante a visita.

Inicialmente as crianças ouviram e participaram num Conto infantil (“Hora do Conto”), apresentado por uma aluna do Curso de Animação Sócio-Cultural da EPADRV.

Nesta visita, os participantes contactaram com as realidades próprias do campo, conhecendo a natureza de uma forma atraente. A EPADRV aposta na vertente de educação ambiental, de conservação das espécies.

Esta visita foi guiada e pais  e filhos, juntos, visitaram o parque pedagógico, a horta, andaram a cavalo e de charrete.

Um sábado de convívio muito bem passado que assinalou o fim de mais uma das actividades do Quatro Âncoras!

CLDS – Loja Social “Bem me quer”


Segunda-feira, Dezembro 27th, 2010

Tendo em consideração a emergência de novos casos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades sociais subjacentes à problemática da pobreza, é premente por parte das instituições locais a implementação de novas respostas sociais.
Neste sentido, o Projecto Quatro Âncoras da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa criou a Loja Social “Bem me Quer” que visa potenciar a solidariedade e responsabilidade social da comunidade. Surge como forma de rentabilizar os recursos existentes e facilitar o seu acesso por parte dos mais desfavorecidos.

A este espaço estará agregada a Agência de Banco de Tempo e um grupo de artesanato, fruto da auto-organização de um grupo de Murtoseiros.

Local:
Rua António Vieira Pinto nº 18 (antiga loja da menina Elisa) no Monte

Horário:
4ª Feira e 6ª Feira das 14h30 às 17h30 

Recebemos: vestuário, calçado, livros, electrodomésticos entre outros materiais que possam ser entregues a famílias carenciadas

Venha conhecer este espaço, criado para ajudar quem mais precisa!

CLDS – Acção “Novos rumos”


Quinta-feira, Setembro 30th, 2010

[postcasa size=”large”]http://picasaweb.google.COM/data/feed/base/user/109274206115028328309/albumid/5522712706427322305?alt=rss&kind=photo&hl=es-US[/postcasa]

No âmbito da acção “Novos Rumos” o Projecto “Quatro Âncoras”, organizou uma sessão destinada aos Empresários Murtoseiros com a colaboração da SEMA – Associação Empresarial. Esta actividade decorreu no auditório da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa no dia 24 de Setembro pelas 18 horas. Com esta actividade, o Projecto pretendeu reunir os Empresários Murtoseiros “na mesma mesa”, em torno do tema “Empreendedorismo”.

Apesar da pouca adesão, o balanço da sessão foi positivo, tendo proporcionado o contacto entre os Empresários que, habitualmente, não têm ocasiões onde possam estar em torno da mesma mesa com a finalidade de debaterem problemas e dificuldades comuns.

No final houve um pequeno lanche convívio que juntou os Técnicos do Projecto “Quatro Âncoras”, a SEMA e as Empresas participantes.

CLDS – Sessão para Empresários


Quarta-feira, Setembro 22nd, 2010

postal novos rumos 

 

No âmbito da acção “Novos Rumos” o Projecto “Quatro Âncoras”, encontra-se a organizar uma sessão destinada aos Empresários Murtoseiros com a colaboração da SEMA – Associação Empresarial. Esta actividade decorrerá no auditório da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa no dia 24 de Setembro pelas 18 horas. Com esta actividade o Projecto pretende promover o Empreendedorismo junto dos Empresários bem como proporcionar um espaço de partilha de experiências e preocupações que poderá ajudar a fortalecer o tecido empresarial do Concelho.

Prevenção do Cancro da Mama


Sexta-feira, Agosto 27th, 2010

cmamaWeb

O Projecto Quatro Âncoras em colaboração com a Liga Portuguesa contra o Cancro irá realizar uma sessão de esclarecimento sobre a Prevenção do Cancro da Mama no dia 01 de Setembro, pelas 14.30 no Auditório da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. Nesta sessão estarão presentes um médico (Prof. Doutor Vitor Rodrigues) e uma psicóloga clínica (Dra. Sónia Silva).

Esta acção pretende, sobretudo ser uma acção de Educação para a Saúde, de Prevenção do Cancro da Mama, para que as pessoas conheçam sinais e sintomas de alerta da doença, e que consigam obter uma melhor qualidade de vida e bem estar. Procura ainda reforçar a importância de um diagnóstico precoce no tratamento do cancro da mama e alertar para a necessidade de se fazer o auto-exame mamário e mamografias periódicas.

CLDS – Campanha “Praia no Verão mas com precaução”


Sexta-feira, Julho 30th, 2010

flyer campanha

O Projecto “Quatro Âncoras apresenta o Programa da Campanha “Praia no Verão mas com precaução”

No dia 14 de Agosto irá realizar-se uma caminhada pela prevenção do cancro da pele (saída de Monte Branco às 17h30). Às 18h30 a Liga Portuguesa contra o cancro dinamizará uma palestra sobre “Prevenção do cancro da pele” na Santa Casa da Misericórdia (edifício da Torreira), com o objectivo de sensibilizar os participantes para esta problemática.

Apelamos à participação de toda a Comunidade!

Programa – 7 de Julho a 28 de Agosto

7 Julho: Inicio da Campanha (10h00)
Exposição de trabalhos dos alunos das Escolas do Concelho
Local: Núcleo de Educação Ambiental – Torreira

15 de Julho
Inicio Spot publicitário na rádio SFM de hora a hora com inicio às 8h10 min

31 de Julho: (10h00)
Distribuição de panfletos pelos Bombeiros/Escuteiros
Local: Praia
17, 31 de Julho, 7, 14, 21, 28 de Agosto:
Distribuição dos materiais produzidos pelos alunos do Concelho
Local: Restaurantes e Bares

14 de Agosto:
Liga Portuguesa Contra o Cancro: Sensibilização e recolha de fundos
Local: Praia da Torreira
Caminhada pela Prevenção do Cancro da Pele
Saída: Monte Branco às 17h30
Chegada: Santa Casa da Misericórdia da Murtosa (Edifício da Torreira)
18h

CLDS – Oficina de artes manuais


Segunda-feira, Julho 26th, 2010

 

 cartaz grupo tricot

A Oficina de artes manuais integra-se no eixo 3 do Projecto “Quatro Âncoras”, na acção “Zarpando” que pretende prestar apoio à auto-organização dos residentes. Esta proposta surgiu de uma necessidade sentida por alguns moradores na Murtosa de criar um grupo de convívio onde possam partilhar algumas experiências e conhecimentos em torno das artes manuais (tricot, ponto cruz, arraiolos, entre outros). 

Inscrições:

Rua de Manuel José Lopes Pereira, n.º13, 3870 Murtosa

925 948 660


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).