As estagiárias de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa (SCMM), alunas do segundo ano de Mestrado de Psicologia Clínica, ramo de Família e Intervenção Sistémica do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, à semelhança do que aconteceu no Lar de Idosos e Centro de Dia, realizaram também algumas actividades no Infantário.
Assim, as estagiárias consideraram ser útil a implementação de um programa de desenvolvimento de competências junto das crianças da sala dos 5 anos. O programa de desenvolvimento de competências denominado “A Caminho das Escolas” foi integralmente construído pelas estagiárias, a partir das necessidades identificadas na avaliação previamente efectuada. Este programa procurou promover nas crianças as competências que se encontravam menos consolidadas, facilitando assim a transição para o 1º ciclo do ensino básico e contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento saudável e seguro. Pretendeu ser, antes de mais, uma actividade de apoio ao currículo de que as crianças beneficiam no pré-escolar.
Para que a implementação deste programa fosse pautada por critérios de qualidade e rigor metodológico, foram tomadas algumas medidas, designadamente: pedido de autorização aos pais para a participação no programa (Dezembro de 2010); avaliação da percepção dos pais acerca do desenvolvimento das suas crianças (Dezembro de 2010); avaliação da percepção da Educadora relativamente ao desenvolvimento global das competências da turma (Dezembro de 2010); avaliação individual de cada criança, no que se refere ao desenvolvimento das principais competências, consideradas como pré-requisitos essenciais à aquisição de aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico (Janeiro de 2011). Estes procedimentos tiveram como objectivo a recolha de uma série de dados que permitiram, posteriormente, a construção do programa propriamente dito, adaptado às necessidades específicas das crianças desta turma.
A implementação do programa decorreu durante os meses de Março a Maio, em 8 sessões, através da realização de actividades e dinâmicas sobre os temas/ conceitos globalmente menos consolidados (competências auditivas, conceitos numéricos, competências grafo-motoras, conceitos linguísticos, competências visuais e competências de motricidade global). O programa foi construído tendo por base a metáfora do traje académico de um estudante universitário.
Assim, em cada sessão foi trabalhado um dos temas e, no final, atribuído um brinde à criança (por exemplo, bengala, cartola, gravata, etc.), simbolizando o esforço realizado por esta no treino daquelas competências específicas. No final, as crianças trajaram, usando todos os brindes recebidos. Durante a implementação do programa, foram ainda enviados folhetos informativos aos pais, para que em casa pudessem também reforçar as competências trabalhadas na sessão.
Ao longo das sessões foi notória a evolução das crianças, tanto a nível do desenvolvimento das competências trabalhadas, como a nível da relação estabelecida com as dinamizadoras, pelo que se considera que o programa poderá ter sido útil para uma melhor transição para o 1º ciclo do Ensino Básico.