Arquivo de Abril, 2011

CLDS – Ciclo de Caminhadas


Terça-feira, Abril 19th, 2011

O Projecto “Quatro âncoras” está a organizar um ciclo de caminhadas sob o lema “caminhar por distração faz bem ao coração!”.

Esta iniciativa destinada a todos os Murtoseiros, pretende promover a prática de exercício físico, promotor de um estilo de vida mais saudável.

Para participar basta trazer….. boa disposição!

Venha caminhar connosco todas as quintas feiras do próximo mês de Maio! Esperamos por si!

CLDS – Acção de sensibilização


Segunda-feira, Abril 18th, 2011

No âmbito da Acção “Alforge”, o Projecto Quatro Âncoras em parceria com o Centro de Saúde da Murtosa irá dinamizar uma acção de sensibilização denominada “Conhecer e Treinar Técnicas de Primeiros Socorros”.

Esta actividade será dinamizada pelas enfermeiras Ana Ruela; Isabel Lopes e Sandra Godinho e no próximo dia 28 de Abril de 2011, pelas 21h, nos Bombeiros Voluntários da Murtosa.

Destina-se a todas as pessoas interessadas em esclarecer algumas dúvidas sobre primeiros socorros, de forma a conseguir actuar em situações de doenças súbitas (febre, crises epilépticas, asma, hiperglicémia e hipoglicémia,…) e em caso de acidentes (queimaduras, intoxicações, fracturas, quedas e hemorragias,…).

A inscrição é gratuita e pode ser efectuada nos seguintes locais:

Sede do Projecto Quatro Âncoras (SCMM)|email: [email protected]

Centro de Saúde da Murtosa (Acção Social)|email: [email protected].

CAFAP – Programa de prevenção: SABER PARA (ES)COLHER


Quarta-feira, Abril 13th, 2011

 

No passado dia 26 de Março, foi desenvolvida uma sessão subordinada ao tema “Comunicação e Trabalho em Equipa/ Resolução de Problemas”, com as turmas da Escola de Infantes e Cadetes.

Esta segunda sessão surge na sequência do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e a Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. No âmbito deste protocolo, o CAFAP encontra-se a desenvolver o Programa de Prevenção “SABER PARA (ES)COLHER” com as crianças da referida escola, as quais se encontram subdivididas em três grupos, de acordo com as suas idades: Grupo Alfa (com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos); Grupo Bravo (entre os 11 e os 14) e Grupo Charlie (entre os 15 e os 18). No dia 27 de Novembro de 2010 já havia sido realizada a primeira sessão do referido programa, a qual se debruçou sobre o tema “Gestão de Emoções e Sentimentos”.

Este programa tem como objectivo complementar o trabalho que vem sendo realizado com as crianças e jovens pelos monitores da Escola, capacitando-as de competências pessoais e sociais, de modo a reduzir factores de risco e aumentar factores de protecção. Pretende-se, sobretudo, que as crianças/ jovens se tornem mais fortes e confiantes nas suas escolhas do dia-a-dia.

Nesta segunda sessão, foram abrangidos os grupos Alfa e Bravo, num total de 29 crianças. A sessão com o grupo Charlie foi realizada no dia 9 de Abril, por conveniência de horário, tendo abrangido 13 adolescentes. No total, estiveram presentes nas sessões 42 crianças/ jovens. As actividades desenvolvidas com as crianças permitiram reflectir um pouco acerca das características específicas da Comunicação, bem como de estratégias que podem facilitar o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Estas competências são fundamentais para o desenvolvimento das crianças/ jovens e são-no ainda mais no contexto de um grupo onde têm, frequentemente, que desenvolver actividades em conjunto.

CAFAP – Acção de Sensibilização “Maus-Tratos a Crianças”


Quarta-feira, Abril 13th, 2011

No dia 16 de Março de 2011, a Equipa do CAFAP dinamizou, junto das Educadoras do Infantário da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, uma acção de sensibilização subordinada ao tema “Maus-Tratos a Crianças”.

Esta acção, que teve a duração de três horas, contava com os seguintes objectivos: familiarizar os participantes com as características dos vários tipos de maus-tratos, bem como com os indícios que podem ser observados em cada um deles e o impacto sobre o desenvolvimento da criança; informar acerca das possibilidades de acção em cada uma das situações de preocupação; introduzir as noções de risco e de perigo; sensibilizar os participantes para possíveis estratégias de prevenção dos maus-tratos, a serem implementadas em contexto de sala de aula.

Com base em situações hipoteticamente reais, o grupo foi convidado a reflectir em torno das questões directamente relacionadas com o reconhecimento dos maus-tratos a crianças, bem como em relação às opções de acção, no contexto da realidade local.

No final da acção, foi efectuada uma avaliação por parte dos participantes, tendo sido reforçada pertinência e utilidade da mesma.

CAFAP – Auto(Ria)


Quarta-feira, Abril 13th, 2011

No passado dia 9 de Março de 2011, o CAFAP terminou a dinamização do Programa de Prevenção e Intervenção em Meio Familiar com filhos adolescentes – Auto(Ria).

Durante 13 sessões, pais e filhos foram convidados a realizar uma “viagem” pelas suas próprias famílias, através do acompanhamento da história da “família Silva”, que havia sonhado construir um barco moliceiro para navegar na Ria e preparar os seus filhos para a vida adulta. O barco é encarado, metaforicamente, como a própria família, que se constrói, progressivamente, a partir de várias dimensões: os pais foram tendo oportunidade de reflectir acerca da identidade familiar, das suas forças, dos seus sonhos, dos seus valores, em suma, da forma como sempre pretenderam criar os seus filhos e como sempre sonharam a sua família. Depois de terem tido espaço para encetarem estas reflexões, foram convidados a entregar aos seus filhos o “fruto” do seu trabalho – o próprio moliceiro construído. Os filhos receberam, portanto, o “testemunho” dos seus pais, convertendo-se, eles próprios, em construtores da sua auto(ria) e em co-construtores da sua família. Com o trabalho desenvolvido pelos filhos, sempre com a monitorização dos pais, estes foram “apetrechando” o seu barco, dotando-o dos instrumentos que podem tornar a vida em família mais fácil e feliz e preparando-os, simultaneamente, para irem pensando no seu futuro, enquanto adultos autónomos e autores.

No final, tal como conta a “história” da família Silva, os filhos, a Rita e o João, estavam finalmente preparados para navegarem sozinhos na Ria. Tinham um barco sólido para navegar, barco esse que os seus pais haviam arquitectado e tinham apetrechos que lhes permitiriam antecipar algumas das dificuldades que a travessia da vida poderá levantar. Estavam portanto, preparados para a “viagem inaugural”…

Também as famílias participantes deste grupo foram convidadas a, simbolicamente, realizarem a sua “viagem inaugural”. Neste sentido, todos nos deslocámos ao cais do Bico, para fazer a largada dos barcos moliceiros que haviam sido construídos ao longo das sessões. Nesta viagem, os adolescentes tinham um papel de destaque, mantendo-se os seus pais como observadores atentos. No final da largada, todos foram convidados a partilhar um lanche-piquenique.

CLDS – Inauguração Banco de Tempo Murtosa


Sexta-feira, Abril 8th, 2011

No passado dia 25 de Março foi inaugurada a Agência da Banco de Tempo da Murtosa.
Este evento contou com a participação da Dra. Eliana Madeira, representante do Banco Central. Participaram ainda vários membros da Agência, que tem vindo, aos poucos, a contribuir para a promoção do sentido de comunidade, através de trocas de serviços variados.
A sessão de inauguração da Agência foi animada pelos idosos do Lar da Santa Casa, que entoaram algumas canções tradicionais da Murtosa. Depois desta tarde de convívio seguiu-se a visita à exposição de fotografia “O Tempo”, no Bar “o Pátio”, onde estiveram expostos alguns dos trabalhos que participaram no concurso promovido pelo Projecto em 2010. A exposição retrata o olhar de cada fotógrafo sobre “o Tempo” e pretende divulgar este serviço de solidariedade, assente numa filosofia inovadora de valorização das potencialidades de cada um.

Se gostaria de recolher mais informações e quem sabe, abrir uma conta na nossa Agência, não hesite! 

A Agência da Murtosa espera por si!


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).