Mensagem do Provedor
Início » Notícias  »  Mensagem do Provedor

Sejam bem-vindos ao sítio digital da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa! 

Saúdo todos quantos nos visitam por este meio. 

Por aqui poderão conhecer a nossa Instituição e as respostas sociais que prestamos com elevada dedicação e profissionalismo à comunidade murtoseira.

Tendo os novos órgãos sociais tomado posse em janeiro de 2024, saliento de modo particular, a Mesa Administrativa que é constituída por elementos novos nestas funções, até mesmo eu pelas novas funções que agora assumo. Todos nós encaramos este novo percurso com um profundo sentido de responsabilidade. Sentido de responsabilidade esse, que percebendo a enorme herança recebida, exigirá de cada mesário a potenciação das suas qualidades e experiência adquiridas das suas vidas profissionais e pessoais para contribuir para soluções aos grandes desafios que durante este quadriénio a nossa instituição passará. Mas também encaramos esta responsabilidade como um privilégio poder dar o nosso contributo e em que queremos colocar o nosso foco nas pessoas. Permitam esta ideia, o que desejamos é uma continuidade com inovação. Significa esta frase que, como compreenderão, novas pessoas, novas visões, mas sempre com o mesmo objetivo. Objetivo que tem como horizonte e em primeiro lugar a pessoa que mais necessita. Do Infantário ao Lar, da Residências Autónomas à CAFAP, do Centro de Dia ao Serviço de Apoio Domiciliário, queremos chegar dos mais novos aos mais velhos, dos doentes às pessoas com deficiência, das pessoas que vivem sós às famílias. Queremos continuar a chegar através daquelas que são as nossas respostas. Em suma tentar chegar a todos.

São muitos os desafios que hoje se colocam e certamente, no futuro, outros se colocarão.

Temos a consciência de que o trabalho é muito, pois ao longo deste mandato queremos, entre muitas coisas, dar “vida” ao nosso património. Também não posso deixar de referir que também iremos celebrar o centésimo aniversário da Santa Casa da Misericórdia em 2026. Será certamente um ano de celebração. Neste sentido, queremos ao longo do mandato, fazer com que a irmandade da Santa Casa da Misericórdia se revigore com a entrada de novos irmãos e com todos os que, tendo sido irmãos e estejam distantes retornem a esta irmandade para que seja capaz de se renovar e criar novas dinâmicas. Compreenderão que cada um de nós não vive para sempre, mas a instituição deve perdurar no tempo. Por isso, todos somos importantes e necessários, mas renovação da irmandade será a certeza da vitalidade da Irmandade.

Saliento que o funcionamento diário desta instituição se deve a todos os nossos funcionários que são a força motriz. Manifestamos o nosso reconhecimento pelo trabalho de excelência, de resiliência e de profunda dedicação que todos os dias prestam muito dignamente ao serviço da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa.

Mas sabemos que não caminhamos sozinhos nesta tarefa.  Continuaremos a contar todas as estruturas locais públicas e privadas, desde o Município às outras instituições que trabalham no campo social, pois sempre consideramos que não existimos para sermos concorrentes, mas para seremos complementares nas respostas sociais que os dias de hoje nos exigem.

A dedicação que desejamos que todos tenhamos, deve ter este sentido nas palavras do Cardeal Tolentino Mendoça escreveu: “Senhor(...)Ensina-nos a não querer ser senhores de nada nem de ninguém, mas sim peregrinos conscientes de que a história a que atracam é uma terra sagrada”. Este é o espírito com que assumimos trabalhamos e pedimos ainda amparo e proteção a Nossa Senhora da Misericórdia.

Assim, visitar este sítio digital é uma forma de homenagear todas estas pessoas que ao longo dos anos vão dando corpo a este sonho feito de solidariedade e amor ao próximo.

Por fim convido-vos a visitar esta belíssima terra situada entre a Ria e o Mar.

Agradeço a sua vista ao sítio digital da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa! 

Um abraço fraterno e de Misericórdia. 

O Provedor 
Nuno José Valente do Nascimento Bessa

×