Santa Casa da Misericórdia da Murtosa » 2011 » Junho
 

Arquivo de Junho, 2011

Estágios de Psicologia – Actividades no Lar e Centro de Dia


Terça-feira, Junho 14th, 2011

As estagiárias de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa (SCMM), alunas do segundo ano de Mestrado de Psicologia Clínica, ramo de Família e Intervenção Sistémica do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, realizaram algumas actividades no Lar de Idosos e Centro de Dia.

Algumas das actividades mais relevantes prenderam-se com avaliações psicológicas realizadas aos idosos e com a implementação de um Programa de Estimulação Cognitiva.

Relativamente às avaliações psicológicas, estas foram realizadas pelas estagiárias a 12 idosos, recorrendo a testes e instrumentos construídos para esse efeito. Posteriormente, foram redigidos relatórios com os resultados correspondentes a essas mesmas avaliações.

No que se refere ao Programa de Estimulação Cognitiva, este denominou-se “Tempo de sorrir”. O programa contou com sete sessões, realizadas nos meses de Abril a Junho, tendo cada uma a duração de 120 minutos. Estas sessões foram dinamizadas pelas estagiárias, nas instalações da SCMM, onde foram realizados pelos idosos, jogos e tarefas de estimulação cognitiva, com os seguintes objectivos: promover o desenvolvimento cognitivo dos idosos; retardar do envelhecimento, através da estimulação e desenvolvimento de modos de intervir que promovam o bem-estar físico e psicológico dos idosos. Esta estimulação centrou-se principalmente nas áreas da atenção, destreza mental, concentração e raciocínio lógico, memória visual e espacial, memória auditiva, memória táctil, coesão e interacção grupal, relacionamento interpessoal, compreensão verbal, abstracção lógica e tomada de decisão individual e em grupo.

A intervenção em grupo, com estimulação cognitiva, permitiu às estagiárias contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, preservando as suas capacidades funcionais, a autonomia e independência.

CAFAP – Acções nas Escolas_2011 – Violência


Segunda-feira, Junho 13th, 2011

No passado mês de Maio, foi implementado um programa de prevenção, intitulado “Pensar antes de Agir”, nas Escolas Básicas do Celeiro, Monte, São Silvestre e Pardelhas, tendo sido direccionado aos alunos do 4º ano. A Escola Básica da Murtosa e a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Torreira não foram alvo deste programa no corrente ano, uma vez que já haviam sido abrangidas no ano transacto.

Este programa é composto por três sessões, com temas directamente relacionados com a Violência: a primeira sessão visou introduzir os participantes ao tema do Bullying; a segunda, centrou-se nos aspectos relacionados com a Violência no Namoro e a terceira focou-se nas questões relacionadas com a Violência na Família.

As acções abrangeram 79 alunos do 4º ano de escolaridade, tendo coberto as escolas supra referidas.

Este programa foi construído e implementado, uma vez que se considera que a exploração destes temas com crianças nesta idade escolar, poderá prevenir comportamentos violentos ou de passividade perante a violência, quer no contexto escolar, quer noutros contextos em que se desenvolvam.

CLDS – Dia Mundial da Criança


Terça-feira, Junho 7th, 2011

No dia 1 de Junho o projecto “Quatro âncoras” proporcionou um dia diferente às crianças dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Murtosa e da EBI/JI da Torreira. Esta actividade contou com a colaboração da Câmara Municipal (responsável pelo transporte das crianças para o Parque Municipal) e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Murtosa.

Foram vários os insufláveis instalados que fizeram as delícias das crianças, dando-lhes a oportunidade de comemorar o dia Mundial da Criança de forma muito especial!

CLDS – Caminhada pelo coração


Terça-feira, Junho 7th, 2011

O Projecto Quatro Âncoras irá realizar já no próximo dia 18 de Junho uma Caminhada, sob o lema “Caminhar por Distracção, faz bem ao Coração”. Esta actividade dirige-se a todas as pessoas interessadas em adoptar um estilo de vida saudável  bem como  partilhar um momento de convívio e boa disposição.

O local de concentração é na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, pelas 9h30 e o percurso efectuado passará pelo Largo da Feira dos Cinco; Cais do Chegado; Bico; Ribeira de Pardelhas; SCMM e compreende cerca de 8 km.

Esta acção será dinamizada pelo Professor Paulo Vidal, que irá acompanhar os participantes. Para participar basta aparecer no dia 18 de Junho às 9h30 na Santa Casa.

Esperamos por si!


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).