Balanço do Primeiro Trimestre das Residências Autónomas
Início » Notícias  »  Balanço do Primeiro Trimestre das Residências Autónomas

Recentemente iniciou-se a atividade na Residência Autónoma Quinta da pinheira, abrindo as suas portas aos novos residentes.

A residência autónoma está integrada na Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e enquadra-se no âmbito de desenvolvimento de respostas habitacionais para pessoas com deficiência, com o objetivo de proporcionar-lhes o seu máximo nível de funcionalidade e de independência no desempenho das atividades que lhe são significativas.

Norteada pelos princípios de empowerment, participação ativa e responsabilidade, têm sido desenvolvidas atividades de desenvolvimento de competências nas diferentes áreas de vida: atividades da Vida Diária (ex.: higiene e cuidados pessoais) e Vida Diária Instrumentais (ex.: preparação de refeições e limpeza); Educação; Trabalho (ex: trabalho voluntário); Lazer e Participação Social (ex.: utilização dos recursos comunitários e participação em atividades culturais regionais).

Nestas atividades temos contado com o contributo do grupo de voluntárias, que têm ajudado a realizar um conjunto de ações de interesse para os nossos residentes e com a recetividade de outras pessoas e entidades que têm de igual forma cooperado no processo de adaptação e integração dos jovens na comunidade.

Consideramos que o balanço desta primeira fase é positivo, sendo as fotos a seguir apresentadas o reflexo e testemunho do trabalho desenvolvido até ao momento.

A actividade da residência pode ser acompanhada, também, na página do Facebook da Residência: http://www.facebook.com/ResAutonomaQuintaDaPinheiraPatronatoSJose .

×