Inauguração do Jardim Terapêutico inserido no 98º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia
Início » Notícias  »  Inauguração do Jardim Terapêutico inserido no 98º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia
jardim2

Jardim Terapêutico da Santa Casa da Misericórdia

No passado dia 18 de abril, integrado nas comemorações do 98º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, foi inaugurado o Jardim Terapêutico que se situa nos espaços do Antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa. Este Jardim nasceu de uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que permitiu, não só a criação do jardim, assim como a reabilitação da capela do Antigo Hospital e a criação de uma nova sala de fisioterapia.

O Jardim Terapêutico agora denominado por "Jardim da Santa Casa" (nome escolhido por votação pelos utentes), baseado na memória descritiva apresentada pelo Arquiteto Paulo Valente, é constituído por um circuito com 4 estações (espaços) ligado por dois percursos de desenho diferenciado (um retilíneo e um orgânico). O lugar do conto e sons da natureza, numa simulação de “bosque” insta-se à leitura e audição de contos envoltos em sons da natureza; O lugar da partilha das palavras onde, debaixo de uma pérgula partilha conversas e experiências; um lugar de mobilidade intergeracional, onde se pode experimentar diversas atividades de recriação física; O lugar da horta e aromas, onde se partilha a experiência do cultivo e cuidado com a natureza.

A inauguração deste jardim teve a presença da representante do Fundo Rainha D. Leonor, Dr.ª Inês Dentinho, do Presidente do Secretariado Regional de Aveiro da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Pina Marques, do membro do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Provedor Paulo Gravato, do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa Eng. Joaquim Batista e o seu executivo, os Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho da Murtosa, membros da anterior Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, as diretoras técnicas e responsáveis pelas respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa.

Depois de descerrada a placa alusiva, um grupo de utentes da Santa Casa presentearam os presentes cantando um conjunto de músicas. Seguidamente, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, Dr. Nuno Bessa, a representante do Fundo Rainha D. Leonor, Dr.ª Inês Dentinho e o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa Eng. Joaquim Batista usaram da palavra, terminando este momento novamente pelos utentes, com uma ação de motricidade intergeracional. De seguida, cantou-se os parabéns à Instituição com um pequeno lanche. Terminou com a celebração da Eucaristia de ação de graças na renovada capela do antigo Hospital.

×