Arquivo de Julho, 2009

Arranque das Obras no Patronato e no Infantário


Segunda-feira, Julho 20th, 2009

Arranque de Obras no Patronato

Recentemente foram aprovados pelo PARES II os projectos de duas obras importantes para a nossa instituição.

A primeira prevê a reabilitação do edifício do Patronato, transformando-o num lar para deficientes autónomos.

O segundo permite o alargamento da Creche da Misericórdia, no sentido de aumentar a capacidade e melhorar a resposta desta valência que tem cada vez mais procura pela comunidade.

Felizmente ambas as obras já arrancaram e espera-se uma conclusão dentro de 541 dias.

A imagem em cima ilustra esse início, no caso do Patronato.

Microsite da Gripe (A)


Segunda-feira, Julho 20th, 2009

Naturalmente, com todo o alarme em torno do pandemia da Gripe A, há toda uma série de medidas que necessitam de ser tomadas. Na nossa instituição estamos naturalmente atentos à evolução da situação, em conjunto com os restantes órgãos de saúde e instituições locais. Temos efectivamente que ter um cuidado redobrado já que a nossa instituição lida com utentes debilitados e crianças vulneráveis.

Como tal, pedimos a colaboração de todos na protecção dos nossos utentes. Sugerimos que, caso tenha qualquer sintoma de de gripe (seja qual o tipo for), não entre no edifício da instituição. Caso venha do estrangeiro, especialmente de países gravemente afectados por esta nova estirpe, tenha cuidados redobrados, porque está naturalmente mais habilitado à infecção.  O estado debilitado em que se encontram muitos dos utentes do lar não permite que tenham qualquer contacto com quem possa estar infectado com qualquer tipo de gripe.

No caso das crianças do infantário, sugerimos que, caso a criança tenha qualquer sintoma, os pais deverão evitar a deslocação da criança à instituição, e devem contactar a linha saúde 24 (800 24 24 24) para obter mais instruções. Como já foi comunicado aos pais, temos uma funcionária a verificar as crianças na entrada da instituição.

De qualquer forma, e no sentido de proteger todos, lembramos a importância de alguns passos simples de higiene, especialmente a boa lavagem das mãos e a protecção do nariz e boca no acto de tossir. São passos simples, mas muito importantes para evitar a propagação de germes e bactérias.

No Microsite da Gripe, da Direcção Geral da Saúde, há todo o conjunto de informação fundamental para tomar conhecimento da gripe, dos sintomas, e dos passos a seguir. Na página também há uma serie de ficheiros para download, nomeadamente cartazes e  panfletos que podem ser impressos e afixados  nas instituições. Nós certamente que vamos aproveitar estes recursos.

Wiidosos


Segunda-feira, Julho 20th, 2009

Wiidosos!

Uma das dificuldades que as nossas animadoras sempre tiveram no trabalho com os utentes é a resistência que muitos deles oferecem à participação nas actividades. Felizmente, as nossa equipa é bastante criativa e tem conseguido a participação em diversas actividades, como a ginástica, pintura e artesanato entre muitas outras.

Este ano, decidimos tentar mais uma actividade, envolvendo a consola Wii da Nintendo. Para quem não conhece, a Wii é a mais popular das consolas actualmente no mercado. Inclui jogos bastante divertidos, e muito direccionados a um público que procura jogos mais simples e amigáveis. A principal virtude que esta consola oferece é o formato de interacção – os controlos são baseados mais em movimento e posição do controlo do que o uso dos botões, como é habitual nas restantes consolas.

Mais: além de jogos “clássicos”, há novos que incluem programas de fitness e jogos mentais. Há estudos a decorrer que indicam que o uso é benéfico no acompanhamento de algumas doenças como o Parkinson.

Esperemos que os nossos utentes apreciem a experiência e que lhes seja benéfico!


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).