Santa Casa da Misericórdia da Murtosa » 2010 » Dezembro
 

Arquivo de Dezembro, 2010

CLDS – Loja Social “Bem me quer”


Segunda-feira, Dezembro 27th, 2010

Tendo em consideração a emergência de novos casos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades sociais subjacentes à problemática da pobreza, é premente por parte das instituições locais a implementação de novas respostas sociais.
Neste sentido, o Projecto Quatro Âncoras da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa criou a Loja Social “Bem me Quer” que visa potenciar a solidariedade e responsabilidade social da comunidade. Surge como forma de rentabilizar os recursos existentes e facilitar o seu acesso por parte dos mais desfavorecidos.

A este espaço estará agregada a Agência de Banco de Tempo e um grupo de artesanato, fruto da auto-organização de um grupo de Murtoseiros.

Local:
Rua António Vieira Pinto nº 18 (antiga loja da menina Elisa) no Monte

Horário:
4ª Feira e 6ª Feira das 14h30 às 17h30 

Recebemos: vestuário, calçado, livros, electrodomésticos entre outros materiais que possam ser entregues a famílias carenciadas

Venha conhecer este espaço, criado para ajudar quem mais precisa!

Programa de prevenção: SABER PARA (ES)COLHER


Sexta-feira, Dezembro 24th, 2010

No âmbito da Escola de Infantes e Cadetes, o CAFAP encontra-se a desenvolver o Programa de Prevenção “SABER PARA (ES)COLHER”, com as crianças e jovens da referida escola. A Escola de Infantes e Cadetes está a ser dinamizada pela Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa e a participação do CAFAP nesta iniciativa está abrangida por um Protocolo de Cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e aquela associação.

As acções deste programa pretendem complementar os objectivos da Escola de Infantes e Cadetes, capacitando as crianças e jovens de competências pessoais e sociais, nomeadamente de relacionamento interpessoal, auto-regulação emocional, resolução de conflitos, entre outras. Em suma, o objectivo passa por reduzir factores de risco e aumentar os protectores, tornando estas crianças/jovens mais fortes e confiantes nas suas escolhas do dia-a-dia.

No passado dia 27 de Novembro foi desenvolvida uma acção sobre o tema Gestão de Emoções e Sentimentos, em cada um dos grupos: Grupo Alfa (com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos); Grupo Bravo (entre os 11 e os 14) e Grupo Charlie (entre os 15 e os 18). No total foram abrangidos por estas acções 39 crianças e jovens.

Auto(Ria)


Sexta-feira, Dezembro 24th, 2010

O CAFAP está a dinamizar um grupo de pais com filhos adolescentes. Este grupo surgiu da necessidade sentida durante sessões familiares, onde se verificou que as preocupações e desafios manifestados pelos pais, com filhos na adolescência, eram semelhantes entre si. Assim, a equipa encontra-se a construir e dinamizar sessões de um Programa de Intervenção Familiar – Auto(Ria), sendo abordados temas como: história, identidade e forças da família; projectos para o futuro; estabilidade e afectos; estratégias de coping; regras e partilha de tarefas; comunicação e momentos de envolvimento familiar.

Partindo da metáfora da construção do moliceiro, símbolo da Ria de Aveiro e, portanto, familiar a todos os participantes, são abordados os simbolismos de cada constituinte deste barco e transpostos para temas familiares relevantes da fase desenvolvimental em que estas famílias se encontram.

O grupo, composto por 11 mães, funciona às quintas-feiras, das 14 às 16 horas, nas instalações do CAFAP.

No final do programa serão analisados os resultados alcançados, de acordo com a metodologia de avaliação que está a ser utilizada, com vista à verificação da pertinência de futuras implementações.


© 2009 Santa Casa da Misericórdia da Murtosa | desenvolvido com Wordpress | Template por Jorge Oliveira | Entries (RSS) and Comments (RSS).